ORGULHO E PRECONCEITO - LIVRO

Para aqueles que preferem ficar em casa, selecionei um livro para este friozinho.


LIVRO:

Título: Orgulho e Preconceito (Edição de Bolso)
Autor: Jane Austen
Gênero: Romance
Páginas: 390
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
ISBN:978.85.254.1964-4
Nome/Ano de publicação original: Pride and Prejudice (1813)

SINOPSE: “É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”
É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hert­fordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.
Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespea­re e de Charles Dickens.
                                            ~//~
Este é um dos meus livros preferidos. Adoro as obras de Jane Austen, mas esta em particular é minha favorita! Ela não aborda apenas o romance, mas retrata os costumes e faz algumas críticas à época.
O mundo retratado em sua obra, é o de 1813. O livro é narrado em terceira pessoa, mas constantemente aborda o ponto de vista de Elizabeth Bennet, uma das 5 irmãs Bennet, principalmente com relação ao Sr. Darcy, um homem rico, culto e muito inteligente que acaba criando uma suposta antipatia por Lize, baseada em sua "inferioridade social". 
“Qual delas? – perguntou ele, voltando-se e detendo o olhar em Elizabeth por um instante, até que, encontrando-lhes os olhos, desviou os seus e disse friamente: - É tolerável; mas não tem beleza suficiente para tentar a mim [...]”.
Outro que acaba sendo perturbado por este mesmo motivo, é o  Sr. Bingley, amigo do Sr. Darcy, que acaba apaixonado pela irmã Bennet mais velha, Jane. Apesar de ser um romance secundário no livro, a história é muito bonita e inocente.
O livro possui vários cenários, dentre eles, a casa do Sr. Darcy a casa de campo do Sr. Bingley, a casa dos Bennet, e os campos, nos quais Lize adora caminhar.
Dentro destes cenários, Elizabeth e Darcy se encontram ocasionalmente, o que acabou os aproximando. Os sentimentos de ambos vão se tornando mais claros e visíveis... 

Apesar de ser um clássico, este livro conquista todas as gerações, mostrando amores envolventes, abordando os preconceitos encontrados até os dias de hoje e mostrando as surpresas da vida.
Fica a dica. Espero que aprovem!
Beijos.

2 comentários:

Gustavo Lepore 19 de maio de 2012 14:27  

Não está frio na Bahia, apesar que a massa polar atlântica já deve ter chegado lá. Mas, se não chegou, deu de encontro com a massa tropical atlântica, e aí choveu no centro-oeste e assim, na Bahia está seco, ainda mais de dia, com a atuação da continentalidade.

Haha, brincadeira amor! Mesmo assim, você me fez assistir o filme deste livro, e eu até que gostei! Recomendo a todos.

Eu te amo moi, e parabéns pelo blog, tá bem legal!

Mhf 19 de maio de 2012 23:27  

Ha ha :D Bom mor, independente do clima e do lugar, o livro é excelente!

E muito obrigada pelo apoio! Você sabe que me ajuda muito!!!! Te amo demais.

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital