LIVRO DE CABECEIRA #2

Olá queridos leitores,
Retomando a sessão de Resenhas, trouxe um livro que “ressurgiu das cinzas” literalmente!(Rsrs) É que este foi um dos livros que comprei na Livraria Leitura em promoção (Para quem ainda não viu, é só dar uma olhada no Post Comprinhas #6 e entenderão).


Estou falando do livro “A Seleção”, da autora Kiera Kass que é o primeiro da trilogia "A Seleção" e que tem por seqüência “A Elite” e “A Escolha”. Além da trilogia principal, também é possível encontrar contos secundários, como “O príncipe”, “O guarda” e “O Príncipe e o guarda”.




Fiquei apaixonada pela história e pelos personagens. A leitura não é muito complexa e é possível lê-lo em um dia se quiser, mas isso não desmerece o enredo, que aliás, é muito bem feito e rico em detalhes.

Falando em enredo, “A Seleção” se passa em um mundo do futuro, mas que não é muito diferente do nosso, na minha opinião. Em Illéa,  país que surgiu na terceira guerra mundial, após o Estado Americano da China se rebelar contra a Rússia e ganhar o ataque, comandado por Gregory Illéa. Neste país as pessoas são divididas por castas (Indiretamente somos divididos desta forma hoje também) - Há pessoas da casta 1 composta pela monarquia, até a casta 6, de trabalhadores desafortunados que sustentam a família com uma miséria e que muitas vezes acabam se rebelando contra a monarquia.

Esta condição de castas é hereditária, mas é possível comprar, por muuuuito dinheiro, uma posição melhor entre as castas. Contudo, se muitas vezes não há dinheiro nem para sustentar a família, imagine então ter dinheiro para comprar uma posição melhor na vida. Além do dinheiro, há duas formas de subir de castas, uma delas é se casar com o príncipe ou pelo menos estar entre as 35 selecionadas que tentarão conquistá-lo em um concurso (no caso das mulheres), ou no caso dos homens, ser recrutado para o exército e ganhar apoio do governo e uma posição permanente na casta dois.

Na história vemos tudo partindo do ponto de vista de America Singer, uma menina integrante da casta 5 que é artista e toca em festas e eventos das castas superiores junto com sua mãe para conseguir dinheiro. Ela esconde um amor por Aspen, um menino da casta 6 que trabalha duro para sustentar sua família composta por 3 irmãos menores e sua mãe.

Apesar de a mãe de America conhecer a família inteira de Aspen e eles se darem bem, seria muito difícil ela aceitar o namoro de sua filha da Casta 5, com um menino mais pobre que ela. O que ela queria mesmo era que America participasse da “Seleção” e se casasse com o Príncipe Maxon. Era tradição! Para provar que Illéa continuava fiel ao seu rei mesmo depois de tantos anos, todo príncipe, quando chegasse a maioridade, teria que escolher uma entre as 35 jovens de Illéa selecionadas para ser sua esposa.

America e todas as garotas de Illéa com idade entre 16 e 20 anos receberam uma carta, aliás... um convite para se inscrever na “Seleção”.  Mas por ela nutrir um namoro com Aspen (que sua mãe nem imaginava), ela se recusava a se inscrever!  Ela não ligava para luxúria ou para riqueza, queria apenas uma vida simples e feliz com Aspen.

Aspen, por outro lado, sabendo que nunca seria capaz de dar a America o que ela merecia, por conta de sua condição como um 6, fez com que ela prometesse que pelo menos se inscreveria, assim ele não se sentiria culpado por tirar dela uma chance de subir na vida.  Por amá-lo e querer agradá-lo sempre, ela se inscreve... crente de que não estaria entre as escolhidas e que assim que saísse o resultado, ela poderia voltar a sua vida normal e pelo menos teria agradado a Aspen e a sua mãe, que agora estava radiante e que havia concordado em dar uma parte do dinheiro que elas ganhassem com as festas para que ela gastasse consigo mesma.

America então decide gastar este dinheiro fazendo um banquete para ela e Aspen, que não comia bem normalmente. Ela fez vários pratos e eles se encontraram escondidos na casa da árvore, como era de costume. Porém, o que ela não esperava é que ele fosse se ofender a ponto de terminar com ela! Ele a amava profundamente e se sentiu ofendido (Aliás, acho que ele foi orgulhoso e machista – mas tudo bem! Rs), porque nunca poderia dar isso a ela e a vida deles seria muito dura se eles viessem a se casar.

Mas antes que America pudesse processar o fato de Aspen ter terminado com ela, outros acontecimentos mais inesperados aconteceram. Claro que ela foi uma das 35 meninas escolhidas para participar de “A Seleção” e no dia seguinte sua casa já estava cercada por pessoas preparando-a para se mudar para o castelo.

Sim! As 35 selecionadas vão para o castelo e lá elas se encontram com a Família Real, conhecem o príncipe Maxon, têm aulas de etiqueta e história, ganham vestidos, banquetes 200 vezes maiores do que o que a America tentou fazer a Aspen, e ela se torna da casta 3 simplesmente por ter sido selecionada.

A história muda da água para o vinho muito rápido e a America quase enlouquece. Ela briga com o príncipe (Ah sim, ela o conhece antes das outras e ainda o trata super mal). Sorte que Maxon é muito bondoso e desconsidera as ofensas dela, aliás, ele fica muito intrigado com ela, pois é diferente de todas as outras.

America e Maxon vão nutrindo uma relação de amizade e por confiar nele, ela conta sobre Aspen, sobre sua família e promete ajudá-lo a encontrar a mulher ideal entre aquelas 35 jovens. Mas como não se apaixonar por um menino tão perfeito como Maxon?

O tempo vai passando, Maxon manda algumas meninas para casa, outras pedem para ir embora após um ataque dos revoltosos ao castelo, mas America permanece e o sentimento dos dois vai crescendo até que, enfim, beijam-se. America fica confusa, porque apesar de Aspen tê-la magoado, ela não conseguia simplesmente tirá-lo de seus pensamentos. E quando ela estava finalmente colocando seus pensamentos em ordem, um guarda novo do castelo chama sua atenção.

Este guarda misterioso era Aspen, mas o príncipe não poderia nem desconfiar!

Agora America estava mais dividida do que nunca e devido aos constantes ataques dos revoltosos ao castelo, Maxon decide deixar apenas seis meninas na disputa pela coroa e por seu coração - E America é uma delas.

O segundo livro da série "A Elite", começa deste ponto e eu estou super ansiosa para ler! Também estou a procura dos marca-páginas dos livros da trilogia, se alguém tiver, poste um comentário ou me mande um e-mail(mhfiori@hotmail.com).

E para quem tiver interesse, os contos "O Principe" e "O Guarda" estão disponiveis de graça em Ebook no site da editora: www.editoraseguinte.com.br.

Espero que tenham gostado e fiquem de olho nas novidades que estão por vir!

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital